Alunos portugueses melhoraram resultados na Matemática

Um dos maiores relatórios de Educação, realizado pela OCDE, revela que Portugal foi um dos 25 países a melhorar os resultados na Matemática.

Portugal é um dos 25 países que melhorou os resultados na Matemática. De acordo com o 5º estudo da OCDE que analisa os resultados dos alunos de 15 anos nas áreas da Leitura, Ciências e Matemática, o PISA, Portugal está na 31ª posição (com 487 pontos) dos melhores resultados em Matemática. Posição que ocupa numa tabela de 64 países, liderada pela China, e numa escala que pode chegar até aos 669 pontos.

Um resultado que traduz uma subida de 21 pontos desde 2003, na disciplina com a taxa mais alta de reprovação entre os alunos. Mas apesar desta melhoria e da subida consecutiva dos resultados nos últimos dez anos, os alunos portugueses ainda têm resultados abaixo da média dos países da OCDE, que regista os 494 pontos. Nesta edição participaram 5.722 alunos portugueses que frequentam desde o 7º do básico ao 11º ano de escolaridade. Destes, a maioria (60,5%) são do 10º ano do secundário.

Mas o relatório quadrienal que este ano se centra na Matemática revela ainda que os alunos portugueses também melhoraram os resultados na Leitura e nas Ciências. Na leitura os alunos portugueses tiveram um resultado médio de 488 valores, o mesmo valor registado pelos espanhóis, os húngaros e os luxemburgueses. Pontuação que traduz uma subida de 18 pontos em relação ao ano 2000 e que garantiu a 33ª posição na tabela dos melhores resultados.

Nas ciências, os resultados dos alunos colocam o país na 36ª posição com 489 valores, abaixo dos italianos ou dos croatas mas acima dos russos e dos gregos que não ultrapassaram os 467 valores.

fonte:http://economico.sapo.pt/no

publicado por adm às 22:05 | comentar | favorito