Nove mil em risco de chumbar no 4º ano

 

São 9101 alunos do 4º ano que esta semana repetem as provas finais de Português e Matemática do 1º ciclo do Ensino Básico. Segundo o Ministério, representam um total de 12 686 inscrições, pois há alunos que fazem os exames de hoje (Português) e de sexta-feira (Matemática).

São alunos que correm o risco de não passar para o 5º ano de escolaridade, uma vez que tiveram mau aproveitamento nas provas realizadas na 1ª fase. "Queremos que passem, mas sabendo. Este período de acompanhamento extra é uma segunda oportunidade. São menos de 10 por cento do total de alunos e queremos que passem bem preparados", afirmou ontem o ministro da educação, Nuno Crato, revelando que no próximo ano letivo os alunos 6º ano também terão acesso a uma segunda fase de exames: "Vamos ter uma segunda fase de avaliação também no 6º ano, com acompanhamento extra para colmatar as dificuldades identificadas. Aumenta o nível de exigência, tal como o acompanhamento que é dado aos alunos."

Segundo o Ministério da Educação, os alunos evitam o chumbo no 4º ano e conseguem a passagem ao 5º ano caso "tenham nota positiva nas disciplinas de Português e Matemática".

As provas finais desta 2ª fase destinam-se a todos os alunos com nota negativa na 1ª fase e aos que tenham faltado por motivos excecionais. Na 1ª fase participaram 106 mil alunos.

fonte:http://www.cmjornal.xl.pt/n

publicado por adm às 20:39 | comentar | favorito