Notas afixadas em dia de repetição do exame de Português

Até ao final desta terça-feira, todas as escolas devem ter afixadas as notas finais dos alunos. A convicção parte da Associação Nacional de Directores de Agrupamentos e Escolas Públicas. 

“Depende do número de turmas que cada escola tem, mas arriscaria dizer que quase 100% das escolas tem as suas avaliações lançadas até ao final do dia”, afirma à Renascença o presidente da associação, Filinto Lima. 

“As pessoas estiveram a trabalhar mais do que o normal nestes dias. Houve escolas com reuniões mesmo ao início da noite, para ultimar reuniões que não puderam ser realizadas nos dias devidos”, acrescenta. 

Em muitos casos atrasadas, a publicação das notas foi adiada devido à greve dos professores às avaliações, que terminou na semana passada. 


Exames de Português voltam a encher salas de aula 
As provas nacionais de Português voltam a encher, esta terça-feira, as salas de aula, com os alunos do básico a iniciar a segunda fase e os do secundário a repetir o exame que não fizeram por causa da greve de professores. 

Às 9h30, cerca de 15 mil alunos começam o exame nacional de Português do 12.º ano, que deveriam ter realizado a 17 de Junho, ainda dentro do calendário da 1.ª fase de exames. 

A greve dos professores, que tinha começado dez dias antes, impediu milhares de alunos de realizar a prova e obrigou o Ministério da Educação e Ciência (MEC) a marcar nova data. 

Segundo dados da tutela, realizam hoje a prova 15.170 alunos, na sua maioria do ensino secundário, mas também algumas centenas de alunos do ensino básico de Português Língua Não Materna. 

A greve de docentes não afectou o calendário das provas finais do básico: os alunos do 6.º e 9.º anos realizam a prova de Português hoje de manhã e para sexta-feira está marcada a de Matemática. 

Também os alunos inscritos para a 2ª fase do exame de Português do 6.º e 9.ºanos vão hoje comparecer nas escolas. 

Os exames e as provas finais valem 30% na nota final do aluno. A primeira fase é obrigatória desde o ano passado; a segunda é reservada apenas para situações excepcionais. 

Quanto aos alunos que agora terminaram o 4.º ano, a segunda fase das provas está agendada para a próxima semana: dia 9 para Português e dia 12 para Matemática.

fonte:http://rr.sapo.pt/

publicado por adm às 22:47 | comentar | favorito