Três universidades portuguesas entre as 100 melhores do mundo

Universidade do Minho estreia-se no 'ranking' da Times que compara instituições com menos de 50 anos. Universidade Nova cai 26 posições.

São três as universidades portuguesas - Aveiro, Minho e Nova - que estão entre as cem melhores instituições de ensino superior do mundo. Uma comparação da revista britânica Times que engloba apenas as universidades com menos de 50 anos.

Este é o resultado do segundo e mais recente 'ranking' da "Times Higher Education 100 Under 50" onde a Universidade do Minho se estreia na 76ª posição e as de Aveiro e Nova já marcavam presença na anterior edição, em 2012.

A Nova sofre este ano uma queda de 26 posições e a Universidade de Aveiro mantém o seu lugar na tabela.

O Conselho de Reitores (CRUP) sublinha que este resultado revela que o sistema universitário português tem "uma representação superior à de outros países europeus de referência". Isto porque, "Portugal é o 10.º país com maior número de universidades (em 28)" estando acima de países como a Dinamarca, a Finlândia, a Holanda e a Noruega, lê-se em comunicado.

Nesta classificação que apenas têm em conta as universidades que abriram portas a partir de 1963, o CRUP explica ainda que são analisadas "a relação com o tecido industrial, a reputação internacional no ensino e investigação, o 'ratio' docentes/estudantes, o número de diplomados ou o volume de receitas próprias" das instituições de ensino superior. 

 fonte:http://economico.sapo.pt/

publicado por adm às 23:19 | comentar | favorito