Alunos do 4.º ano que chumbem, em 2013, poderão repetir exames

 Os alunos que chumbarem, em 2013, no novo exame do 4.º ano vão poder realizar uma segunda prova final em Julho, confirmou hoje ao PÚBLICO o gabinete de imprensa do Ministério da Educação e Ciência (MEC).

Com esta nova prova pretende-se assegurar a oportunidades destes alunos transitarem, nesse mesmo ano, para o 2.º ciclo. O primeiro exame realizar-se-á no início do 3.º período, em Abril. 

As disciplinas com exame no 4.º ano são Língua Portuguesa e Matemática e as provas terão um peso de 25% na nota final do aluno. Os que revelarem dificuldades poderão ter um “apoio extraordinário” com vista à realização do novo exame e evitarem assim a retenção. Este apoio prolongar-se-á até 5 de Julho, segundo o que se encontra previsto no despacho que aprova o calendário escolar para 2012/13, publicado na semana passada em Diário da República. As aulas do 4.º ano terminam a 14 de Junho.

A Federação Nacional de Professores acusou o MEC, sexta-feira, de com aquele prolongamento querer introduzir “um castigo para os meninos que ‘chumbarem’ no ‘exame da 4.ª classe’”.

fonte:http://www.publico.pt/

publicado por adm às 23:21 | comentar | favorito